Mudas de Lichia

Venda de mudas de Lichia , produção de mudas, mudas para reflorestamento: jeriva, mudas de palmeira imperial, mudas de palmeiras triangular, mudas de coqueiro, mudas de coqueiro anão, mudas de palmeiras leque, mudas de palmeira fenix, mudas de arvores nativas, mudas de jabuticaba, mudas de jabuticabeira, mudas de arvores nativas, mudas florestais, mudas frutiferas.

MUDAS FRUTIFERAS DE LICHIA
MUDAS DE LICHIA EM VASOS

 
MUDAS DE LICHIA

A Muda de Lichia é uma das arvores em vasos mais procuradas
Litchi chinensis - Família Sapindaceae

Originária da China onde é considerada a fruta nacional,a muda de lichia ou a lichieira e uma árvore subtropical com até 12 metros de altura e de grande longevidade. Em muitos países e considerada a rainha das frutas. Perfeitamente adaptada as condições de clima do Estado de São Paulo, as Culturas pioneiras estão produzindo excelentes safras, com resultados econômicos compensadores. A colheita ocorre de novembro e janeiro, atendendo o mercado na época das festas natalinas, quando a procura e o preço são maiores. O Brasil em futuro próximo poderá dominar o mercado mundial, porque a produção das outras regiões produtoras ocorre de maio a agosto. Assim, sem concorrência, o Brasil poderá abastecer o mercado mundial com lichias na época do natal.

Devido ao seu belo porte, atraente formato, folhas verde escuro e permanentes e principalmente devido a beleza da frutificação a lichieira é a árvore favorita para os jardins de residência no Hawaii, e em cidades da Califórnia como San Diego, San Francisco, Los Angeles, Monterey, Alhambra, etc.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.

Variedades de Lichia

Pomar de Lichia

Lichia

No Brasil dispomos das variedades BENGAL, AMERICANA e BREWSTER e no Hawaii são recomendadas a GROFF, KAIMANA e KWAIMI.

Produção de Mudas

As mudas oriundas de sementes não são indicadas para a formação de pomares comerciais, porque as plantas não são uniformes e demoram acima de 12 anos para iniciar a produção. Para a formação de pomares comerciais, as mudas devem ser de propagação vegetativa das plantas vigorosas e produtivas. O sistema mais utilizado é a alporquia, resultando em mudas de qualidade.

Lichia

Clima

A lichia é uma planta de clima sub-tropical, entretanto, em nossas condições tem-se verificado que plantas novas não suportam geadas muito rigorosas. Por ser um planta de grande valor é viável a sua proteção com telhados ou de outro material, durante o inverno, evitando-se danos com frio.

Espaçamento

É mais interessante uma planta isolada, recebendo a luz solar de todos os lados para a plenitude de sua produção, à duas a três árvores encostadas uma na outra. Árvores com livre crescimento, sem o emprego de podas, necessitam espaçamentos adensado de 7 metros entre plantas e linhas, utilizando-se podas constantes, visando o controle do tamanho das árvores.

Colheita e Embalagem

Conforme a região a colheita ocorre de novembro a janeiro e são colhidos os cachos de frutos e a embalagem é feita em pequenas caixas de plásticos transparente.

Mercados

O fruto de lichia ainda é desconhecida do consumidor brasileiro e o mercado potencial é enorme devido as qualidades de frutos e da época de comercialização no fim do ano. Entretanto, o fruto de lichia tem boa aceitação em todo o mundo e há interesses inclusive de países produtores, devido a oferta de frutos fora de época ou na entre safra.

Lichieira

A planta é longeava e rústica, necessitando pouco ou nenhum tratamento fitassanitário. As doenças não são problemas e com relação as pragas, eventualmente pode ocorrer brocas de tronco, a mariposa oriental nos ponteiros, ácaros, abelha arapuá ou irapua nos frutos. Praticamente não é usado agrotóxico e os frutos são colhidos insetos de produtos químicos.

Produção

A lichia inicia a produção comercial a partir do 5º ano após o plantio das mudas. Algumas plantas chegam a produzir de 150 a 200 Kg, sendo considerada uma produção boa a média anual de 40 a 50 Kg por planta.

Preços

Os melhores preços ocorrem no inicio da safra de 15 a 31 de Dezembro devido as festa de fim de ano.

O mercado brasileiro ainda é inexplorado porque a lichia considerada a rainha das frutas, ainda é desconhecida do consumidor brasileiro. Atualmente o preço da fruta é muito alto e futuramente o ideal é o estabelecimento de um preço médio, de valor mais baixo, favorecendo a comercialização. O preço muito alto limita o número de consumidores.

Tratos Culturais

É bastante simples com a manutenção das plantas do limpo através de roçadas e herbicidas, de adubações e de irrigação que é fundamental, conforme a região.

 

Lichia

Lichia

Nova Cultivar Tailandes

Regias Tropical
Características
Regularidade de Produção. Fruta de excelente aparência, entre 20 e 25 gramas por fruto.

Diferencia-se dos demais cultivares pois, para consumir sua polpa, basta apertar vagamente e o fruto se abre. (característica única nas lichias).

Panículas de excelente conformação, cachos com 15 a 22 frutos.

Rambutan

Nephelium lappaceum - Família Sapindaceae.

Originário do Arquipélago Malário, o Rambutan é muito semelhante à Lichia (Litchi chinensis), tanto em beleza quanto ao paladar, pois pertencem à mesma família (Sapindacea). Seus frutos são maiores que o da Lichia, e tem várias vantagens sobre a mesma. Suas sementes são 30 a 50% menores, possuem casca firme cobertas com pelúcia maciae coloração vermelho carmim, destaca-se facilmente da polpa. Produzem em pencas com 15 a 30 frutos, sendo estes ovalados com 5cm de comprimento.

Também sua resistência ao transporte é maior, pois sua polpa é mais firme e a pelucia que recobre a casca evita atrito entre os frutos amortecendo impactos.

Sua polpa é doce, pouco ácida semelhante à uva podendo ser utilizada em conservas e sucos, aceita também congelamento mantendo as características originais. A maturação dos frutos ocorre de junho a outubro, sendo mais concentrada em julho e agosto, sua produtividade é grande, podendo chegar a mais de 200Kg por planta.

Ë uma árvore tropical que atinge 12m de altura, muito ornamental e por sua beleza de folhagem, floração e frutificação pode ser palntadas em alameda e jardins.

Desenvolve-se bem onde cresce o café, não suportando geadas nem temperaturas negativas. Gosta de umidade no solo principalmente na época da florada, ocorrendo seca prolongada é necessário que se irrigue a planta. Esta furta é muito popular no Hawaí, Tailândia, Vietnã, Indonésia, sendo artigo de exportação com grande aceitação na América do Norte e Europa.

O início da produção das mudas por nós comercializadas ocorre em 4 ou 5 anos, estando as mudas já com 24 meses de idade.

A distância do plantio recomendado é de 8m entre plantas por 10m entre linhas.

Utilização

O arilo é consumido fresco, cozido, enlatado ou em geléias. O sabor da polpa (arilo) é sub-ácido a adocicado, lembrando o da lichia ou da uva, com açúcares em torno de 10 a 12%. Em temperatura ambiente, a melhor aparência externa dos frutos dura entre 3 e 4 dias, quando os espinhos começam a murchar, embora polpa não sofra alteração. O arilo (parte comestível), que cobre a semente pode variar de estação para estação e entre cultivares de 28 a 54%.

Fonte: www.herbario.com.br

Mande um e-mail: florestamudas@gmail.com
Fone: (014) 3441-3501 - (011) 3042-7491